top of page
Tajine de Frango e Couscous marroquino

Por questões de regionalismo, não traduziremos as receitas, devido ao fator que uma receita no Brasil sempre é adaptada ao gosto do brasileiro.

 

On the issues of regionalism, not translate revenues, due to the factor that revenue in Brazil is always adapted to the Brazilian taste.
 

Receitas - Recipes

 

 

                                                Tempo de preparo 

                                                Alto - 3 horas

                                                Rendimento

                                                4 porções

 

                                                Ingredientes para a carne:

 

 

 

1,1kg. de stinco de cordeiro (4 ud)

100g de salsão

8 mini cenouras

4 mini abobrinhas

4 mini milho

2 dentes de alho

0,5 litro de vinho branco

100g de manteiga

Sal e pimenta a gosto

 

Modo de preparo

 

Tempere com sal e pimenta os stincos de cordeiro e coloque-os em uma assadeira, deitados.

Acrescente os temperos cortados em cubos e o vinho branco até cobrir.

Cubra com papel alumínio e leve ao forno, preaquecido a 170º graus, por 2 horas.

Depois de assados deixe resfriar e retire as peças de stinco.

Coloque-os em pé, derreta a manteiga e pincele bem todas as partes, leve-os ao forno até dourar.

Cozinhe os legumes al dente.

Derreta 2 colheres de manteiga, junte os legumes. Reserve.

 

Montagem

 

Coloque os stincos em pé em um prato, em volta arrume os legumes e decore com alecrim, rabanete, raspas de limão siciliano e folhas de salsinhas. Conforme a foto.

 

 

 

                                           Tempo de Preparo

                                           Médio - 1 hora e 30 minutos

                                           Rendimento

                                           6 porções

 

                                           Ingredientes

 

 

 

 

1 kg de peito de frango bem limpo, sem pele e em cubos de 2 cm
3 col. de chá de canela em pó
1 col. de chá de cominho em pó
1 col. de chá de gengibre em pó
1 col. de sopa de molho de pimenta-vermelha ou a gosto
50 g de manteiga
1 cebola grande picadinha
2 dentes de alho picadinhos
3 col. de chá  de açafrão
Água + ou – ½ litro
1/3 de maço de salsinha, amarrado com um barbante
6 cebolas roxas grandes em fatias finas
2/3 xícara de chá de uva passa escura
1 col. de sopa de açúcar
3 xícaras de chá de fava fresca já debulhada ou congelada
2 xícaras de chá de couscous marroquino
1 xícara de chá de amêndoa em lâminas finas
2 col. de sopa de mel
azeite de oliva espanhol
sal e pimenta-do-reino

 

Modo de Fazer

 

Numa panela média, misture a carne, 2 colheres de chá de canela, o cominho, metade do gengibre e o molho de pimenta e deixe repousar fora da geladeira por 1 hora.
Acrescente um fio de azeite, metade da manteiga, a cebola picadinha, o alho, 2 colheres de chá de sal, um pouco de pimenta e 2 pistilos de açafrão. Tampe e aqueça, mantendo o fogo baixo por uns 10 minutos e mexendo de vez em quando, até soltar um caldinho. Então, adicione a água e o amarrado de salsinha, tampe parcialmente a panela e cozinhe por aproximadamente 30 minutos, até que a carne esteja bem macia.
Com uma escumadeira, retire e reserve os pedaços de carne, separe 2 xícaras do caldo para regar o couscous e guarde o restante para as cebolas.
Numa frigideira grande, aqueça mais um fio de azeite e a manteiga restante e doure bem as cebolas fatiadas com uma pitada de sal.
Depois acrescente o restante do gengibre e da canela, 2 pistilos de açafrão, a uva passa, o açúcar e o caldo reservado para as cebolas e deixe em fogo forte até conseguir um molhinho encorpado, que cubra o dorso de uma colher.
Então retire do fogo e reserve. Vinte minutos antes de servir, coloque o couscous numa tigela grande. Aqueça o caldo reservado com o restante do açafrão e um pouquinho de sal, retire do fogo quando ferver e despeje sobre o couscous.
Deixe descansar por 10 minutos, mexendo de vez em quando para soltar os grumos e, ao final do tempo, regue com um fio de azeite e misture.
Doure ligeiramente a amêndoa numa frigideira grande e seca e reserve. Na mesma frigideira, aqueça mais um fio de azeite, junte o frango e o mel e deixe dourar um pouco.
Sobre um prato grande e que não seja nem muito raso, nem muito fundo, espalhe o couscous formando um “vulcão” e no centro coloque primeiro o refogado de cebola, por cima o frango e as amêndoas.

 

 

Como dessalgar o bacalhau

 

O bacalhau é seco e salgado, então é necessário dessalgá-lo e hidratá-lo novamente. O bacalhau pode ganhar até 20% peso se for corretamente dessalgado.


Veja como  é simples dessalgar e aproveitar o melhor do peixe, fazendo ele render e ficar com um sabor excepcional:

 

1- Depois de cortar o bacalhau em postas, coloque-o submerso dentro de um vasilhame sob um fio d'água por uns 10 minutos;

2- Coloque o vasilhame com o bacalhau coberto de água dentro da geladeira;

3- Dessalgue o bacalhau dentro da geladeira, pois assim ele irá ficar tenro e consistente. Na água gelada o bacalhau não irá exalar cheiro algum. Se dessalgado fora da geladeira, o bacalhau vai exalar forte cheiro, podendo pré-cozinhar e até estragar, principalmente nos dias mais quentes;

4-  O tempo médio para dessalgue depende da altura das postas ( ou lombos) do bacalhau:

 

Postas normais: 24 horas

Postas grossas: 40 horas

Postas muito grossas: 48 horas

Bacalhau desfiado: 6 horas

 

 

 

Dicas de Cozinha

 

Cozinhar legumes: Sempre cozinhá-los em uma panela com muita água e muito sal, para destacar o sabor dos legumes. Cozinhe de acordo com o tempo de cada legume. Quando estiver pronto, coloque-os em uma tigela com água bem. Esse processo provoca um choque térmico que segura a clorofila do legume, deixando-o muito mais saboroso. Para deixar os legumes prontos mais rapidamente você pode cozinhá-los no vapor. Assim você economizará tempo e eles ficarão muito mais bonitos. Coloque os legumes em uma peneira em cima de uma panela com água fervendo.

 

Realçar o sabor das carnes. O segredo é acrescentar uma colher de chá de açúcar para cada 1 kg de carne. Além do sabor a carne também ganhará uma cor mais bonita. Mas não é indicado o uso em peixes, e não se esqueça de acrescentar o açúcar somente no fim do cozimento, para não queimá-lo.

 

Não queimar o óleo que for usar em refogados Basta colocar uma colher de chá de manteiga antes de levá-lo ao fogo.

 

Batatas chips bem crocantes Para começar você deve escolher, sempre, batatas que sejam mais apropriadas: Baraka (pele marrom, geralmente suja) ou Asterix (pele rosada). Com a batata certa, você poderá cortá-las na espessura que preferir. Gordon Ramsay indica o uso de óleo vegetal, em uma panela funda, aquecido a 130º, na quantidade suficiente para cobrir as batatas. Quando o óleo estiver bem quente comece a fritá-las até que elas fiquem macias, mas não coradas. Este é o segredo: não frite de uma vez, quando ficarem coradas retire-as do óleo e seque-as. Você pode guardá-las na geladeira para consumir mais tarde, se quiser. Então, um pouco antes de servir, aqueça o óleo vegetal, desta vez a 180º, e frite as batatas até que elas fiquem douradas e seque-as novamente, com papel absorvente. Mas não frite tudo ao mesmo tempo, coloque um punhado por vez, para não baixar a temperatura do óleo.

 

Carne moída sequinha Sempre que for refogar qualquer tipo de carne moída nunca coloque o sal primeiro, sempre salgue quando já estiver ficando pronta.

 

Para fritar carnes de um modo geral (bovina, frango, peixe, etc.) use  pouco óleo na frigideira, de preferência antiaderentes. O indicado é fritar cada lado (de um pedaço médio) por cerca de 4 minutos. Quando fritam frango ou peixe, algumas pessoas viram os pedaços constantemente com medo de queimar a carne, mas isso não pode ser feito porque desacelera o cozimento e faz soltar muita água, deixando a carne dura. Portanto deixe os pedaços de frango ou peixe quietinhos na frigideira e, de preferência, opte por empaná-los com farinha antes de fritá-los.

 

Grelhar filé de frango ao invés de fritá-lo, Você deve temperá-lo 15 minutos antes de acordo com seu gosto.

 

Preparar peixes Faça-os sempre grelhados, desta maneira não perderão o sabor original. O toque especial fica por conta do azeite, que faz toda a diferença.

 

Aumentar o volume do peixe ou camarão Cozinhe-os sempre no vapor. Gordon Ramsay também ensina como fritar peixe na manteiga para deixá-lo com um sabor especial, parecido com nozes. Para começar você deve polvilhá-lo com farinha. Em uma frigideira com duas colheres de sopa de óleo de oliva bem quentes, doure o peixe por 2 a 3 minutos (dependendo do peixe escolhido, começando pela parte de cima). Quando virar o pedaço, acrescente cinco pontas de manteiga e frite por mais 2 a 3 minutos. Quando ficar pronto, a manteiga estará dourada e espumando.

 

 Para engrossar molhos salgados Você tem duas opções: acrescentar maisena ou farinha. A diferença entre as duas opções está no “visual do molho”. A maisena dá brilho, como no molho agridoce chinês. Já a farinha faz um efeito fosco, com uma cara mais masculina, que é mais usado na cozinha francesa, como no molho vinho tinto, por exemplo. Emmanuel Bassoleil.

 

 Molho de tomate mais saboroso e bonito Basta utilizar tomates maduros e bem firmes, você vai se surpreender com o resultado, ensopado ou sopa deve ser feito com o fogo muito baixo, para deixar o sabor mais apurado, e com a panela tampada, para proporcionar um cozimento mais rápido e uniforme.

 

Caldas de frutas mais brilhantes  Use açúcar de confeiteiro, aquele bem branquinho, direto na fruta, antes de colocá-la no liquidificador. O açúcar de confeiteiro é mais fácil para bater e deixa qualquer calda muito mais atraente. Para evitar que uvas brancas escureçam basta colocá-las, depois de descascadas, em um caldo de suco de laranja, a melhor forma de conservar folhas de saladas: elas devem sempre ser lavadas, secadas e guardadas em sacos ou caixas plásticas, dentro da geladeira, para garantir uma maior durabilidade.

 

 

 

 

 


 

Bacalhau ao faro

 

 

 

 

                                                       Tempo de preparo

                                                       20 minutos

                                                       Rendimento

                                                       2 porções

                                                       Ingredientes

 

 

 

 

 

650 g de Skrei da Noruega (lombos)

150 gr. de vagem macarrão

150 g de batatinha (tipo calabresa)
2 tomates chucha
10 azeitonas pretas
1 cebola roxa
3 colheres de sopa de azeite
2 anchovas de conserva picadas

1 colher de sopa de salsa picada

 

Modo de Fazer

 

Cozinhe a vagem cortado em juliana em água fervente temperada com sal, durante cerca de 4 minutos. Cozinhe as batatinhas, deixe esfriar e corte em quartos. Prepare a salada niçoise. Numa taça misture o tomate cortado em juliana sem sementes, as azeitonas descaroçadas e cortadas em pedaços, as anchovas, a cebola roxa cortada em lâminas, as batatas e a vagem. Tempere com azeite, sal e pimenta. Por último adicione a salsa picada. Cozinhe o Skrei no vapor por 5 minutos depois doure o Skrei durante cerca de 3 minutos numa frigideira antiaderente e reserve. Sirva o Skrei com a salada niçoise e regue com um fio de azeite.

 

OBS: Skrei é o Bacalhau fresco.

Skrei Fresco a Algarves

Stinco com Legumes

 

                                              Tempo de Prerparo

                                              1 hora e 10 minutos

                                              Rendimento

                                              4 porções

 

                                              Ingredientes

 

 

 

 

600g de bacalhau já sem sal e cozido

3 tomates maduros

2 batatas doces

1 e ½  colher (sopa) de Vinagre Balsâmico com Maracujá Fruttati Castelo

3  colheres (sopa) de Azeite de Oliva Extra Virgem Castelo

2 dentes de alho fatiados e torrados

1 maço de  coentro fresco

Suco de 1 limão

Azeitonas pretas

2 colheres (sopa) alcaparras

Sal e pimenta a gosto

 

Descasque as batatas e corte em rodelas de 0,5 cm de largura, coloque-as para cozinhar em uma panela.

Após o cozimento escorra a água e reserve.

Lave os tomates, fatie e reserve. Frite o alho e reserve.

Misture o Vinagre Balsâmico com Maracujá Castelo Fruttati e também reserve.

Misture o bacalhau com os alhos torrados, as alcaparras, o coentro picado, regue com Azeite Castelo e o Vinagre Balsâmico com Maracujá Fruttati Castelo e misture muito bem, corrija o sal e pimenta, caso necessário.

Montagem:Em um refratário grande pincele com azeite, faça uma camada de batata doce regue com um pouco de Azeite Castelo e borrife o Vinagre Balsâmico com Maracujá Fruttati Castelo a gosto, arrume o bacalhau de modo que cubra toda a batata doce, cubra todo o refratário com as fatias de tomates, decore com azeitonas pretas e folhas de coentros inteiras. 

Forre com papel alumínio e leve ao forno alto por 30 minutos. Sirva em seguida.


 

Dicas:Pode ser servido como entrada quente ou como prato principal acompanhado de arroz branco e salada de brócolis com ovos cozidos e alho.

 

bottom of page